
A logo marca do Verde Hostel Ilhabela é esse simpático mochileiro mais conhecido como papa-vento (Enyalius iheringii), um dos lagartos comuns do estado de São Paulo e residente de Ilhabela. Eleito o novo mascote do Verde Hostel Ilhabela por ser um dos guardiões da nossa floresta.
Particularmente, o lagarto tem um significado de vida abundante e resistência, pois conseguem viver em muitos lugares distintos e mesmo assim estão sempre sobre as pedras tomando sol e sempre alerta.
Em outras culturas o lagarto também simboliza amizade, benevolência e razão, características necessárias para conviver alegremente e descontraído no dia a dia do Verde Hostel Ilhabela.
Esta criatura tem a capacidade de se expor imóvel e prolongadamente ao sol, simbolizando um êxtase contemplativo e superioridade diante de outros terrestres. Na bíblia, o lagarto é citado como o sábio entre os sábios.
Entretanto, o lagarto também simboliza humildade, profundidade, busca de luz e evolução espiritual. O lagarto também passa por muitas mudanças ao longo da sua vida, representando um processo evolutivo natural, que faz parte da vida de todos nós.
Todos os anos, o lagarto troca de pele, mas sob a grossa couraça que vai se formando ao longo da vida do lagarto, como um mecanismo de auto-proteção do seu corpo, esta é a sua essência, que não muda.
Assim, também somos nós. Nesta medida, o lagarto simboliza proteção e renovação.
A origem do nome "Verde Hostel Ilhabela" é a razão de uma brincadeira que rolava na república que o Gabriel – fundador do hostel – morou em São Paulo, que chamava-se Green House.
Depois que o Gabriel decidiu sair de São Paulo para morar em Ilhabela e abrir seu próprio hostel, o primeiro nome que seus amigos e ex parceiros de república indicaram foi Green Hostel Ilhabela.
E como o nome remete à natureza e sustentabilidade, Green Hostel Ilhabela foi o nome de batismo desse lugar, que hoje se chama Verde Hostel Ilhabela (tradução em português), considerado um dos melhores hostels da ilha, recebendo por duas vezes consecutivas o título de "Excelência de Qualidade" (2017 - 2018 - 2019) do TripAdvisor.
Porque Ilhabela?
Desde minha infância sentia que algo me chamava em Ilhabela, as vezes que passava férias em Caraguatatuba pra onde viajava com a família, desde lá eu podia observar essa linda e gigantesca cadeia de montanhas verdejantes.
Sentia que Caraguatatuba não era exatamente meu lugar preferido como praia, achava muito urbano, caótico, com muita gente, e de lá olhava Ilhabela e sempre pensava um dia visitá-la. Imaginava que ali era o paraíso, de natureza exuberante, águas claras, mar calmo e peixinhos a nadar em volta.
Mas foram apenas em duas oportunidades que tive a chance de estar no paraíso enquanto ainda era criança, mas lembranças ficaram gravadas definitivamente em sua memória pois tudo que imaginava era real.
Com o passar dos anos, atingi mais independência e comecei a viajar por conta própria, muitas vezes para Ilhabela, com isso a admiração só aumentavam e cada dia tinha mais certeza que era ali que um dia iria morar. Então quando surgiu a ideia de começar um hostel, no processo de planejamento não foi difícil decidir onde seria realizado esse empreendimento, Ilhabela.

O que é um hostel?
O conceito de hostel surgiu para quebrar paradigmas no turismo e torná-lo mais acessível para pessoas de qualquer classe e raça. Hospedar-se em um hostel é sinônimo de economia e aprendizado pois você estará dividindo quarto com pessoas que você nunca viu nada sua vida.
Algumas pessoas podem acreditar que existe um certo perigo de estar junto à pessoas que nunca viu na vida. Mas será que isolar-se por medo é realmente a solução ideal para tornar o mundo mais seguro?
O espírito de um hostel é:
-
respeito
-
amizade
-
economia
-
conhecer pessoas diferentes de toda parte do mundo
Quando você pisa em um hostel pela primeira vez e observa que todos são tratados com igualdade, isso derruba as máscaras. Além disso, essa proximidade possibilita que as pessoas conheçam e respeitem o próximo.
Quer algo mais rico que isso?
O que motivou a criação do Verde Hostel Ilhabela?
A insatisfação foi o principal agente da decisão de largar a vida convencional e empreender com seu próprio hostel.
Antes, trabalhava em um dos maiores bancos nacionais, tinha um excelente salário, era reconhecido profissionalmente, trabalhava com tecnologias de ponta, mas sentia que estava desperdiçando sua vida.
Ele passava muito tempo na frente do computador sem sentir o sol transitar sobre sua cabeça, em uma metrópole cinzenta e frenética, fazendo um trabalho cujo resultado só contribuía para aumentar o abismo social que existe entre ele e as pessoas, um trabalho que não havia de fato consequência positiva.
Foi aí então que as coisas começaram a mudar...


No início, não sabia que gerenciar um hostel era o que gostaria de fazer. Mas primeiro soube o que não gostaria, que era continuar vivendo como vivia.
Queria mudar de vida, mudar para um lugar em meio à natureza e onde as pessoas não pensassem somente em trabalho e dinheiro, mas que soubessem de fato aproveitar as belezas dessa vida.
Quando fui demitido, por queda de produtividade, que só depois fui entender que era meu inconsciente dizendo que já era hora de seguir outro caminho.
Então chegou o momento da decisão!
Decidi colocar algumas coisas numa mochila e sair viajar. Passei 3 meses e meio viajando entre hostels e campings. Durante minha jornada surgiu a paixão pelo hostel, e ali brotou em minha mente a sementinha que hoje tornou-se o Verde Hostel Ilhabela.